Smart
Governança Corporativa
orientada à gestão.
Trabalhamos com um modelo de governança corporativa orientado à gestão criado pelo nosso fundador Humberto Girardi em sua dissertação de mestrado em 2001. Nos últimos anos, diante de novas experiências e aprendizados, aprimoramos o modelo e os conceitos de governança corporativa a fim de atender as necessidades e os desafios de empresas de pequeno e médio porte.
O modelo estabelece o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoras e incentivadas. É aplicado através de metodologia de ensino e aprendizagem com prestação de contas e avaliação de desempenho em todos os níveis hierárquicos. A organização conta com a mediação e o papel de facilitador de nossos consultores nesse processo de implementação e de organização.
A metodologia de trabalho estabelece um ambiente rico em aprendizados. Nossa equipe presta suporte e apoio aos participantes, ajudando a analisar e resolver casos na prática, com monitoramento de dados e mentoria com os líderes envolvidos. O modelo Smart estimula o desenvolvimento de lideranças na organização.
Além dos conhecidos pilares de transparência, equidade, responsabilidade, o modelo Smart conta com uma base alicerçada nos princípios da prestação de contas e da avaliação de desempenho. Acreditamos que a adoção desses princípios estimula o ciclo de aprendizagem contínua das equipes. A ideia de abrangência na aplicação do modelo, de contar com colaboradores de diferentes níveis hierárquicos, fortalece a cultura da participação e meritocracia, estimulando o desenvolvimento de novos líderes. Nesse processo de governança corporativa nossa equipe exerce o papel de facilitador e mediador, além de dar suporte e apoiar os gestores em estudos e análises departamentais e tomada de decisões.
Em outubro de 2015 desenvolvemos artigo com pesquisa quantitativa sobre como os principais conceitos de governança corporativa são praticados em uma amostra de empresas de pequeno, médio e médio-grande porte da região Sul do Brasil.
Nossa pesquisa evidenciou o fato de que a maioria das empresas pesquisadas não aplica os principais conceitos e práticas recomendadas de governança corporativa.
Em nossa conclusão esse cenário é influenciado pela falta de modelos de governança corporativa alinhados à gestão e, adaptados ao contexto e realidade de empresas familiares de pequeno e médio porte.
Nossa empresa trabalha há mais de 30 anos com consultoria em gestão e governança corporativa de empresas familiares na região Sul do país.