A prática de estudar cases foi disseminada há muitos anos pela Harvard University e desde então muitas universidades utilizam essa metodologia. Nos últimos anos, as próprias empresas passaram a promover os seus cursos de capacitação, sem necessariamente contar com a participação de uma instituição de ensino.
Aqui, na Girardi, conhecemos os cursos de administração e contabilidade aplicados em Universidades e em empresas (in company). Engraçado é que, na maioria das vezes, em cursos aplicados dentro de organizações, os colaboradores estudam cases de outras empresas e não da sua própria companhia. Por um lado, estudar cases de outras empresas pode ser uma ótima forma de conhecer outras realidades e buscar referências e aplicações adequadas para a sua própria empresa. Mas, de outro lado, não explorar o seu próprio case parece um enorme desperdício, ainda mais quando o curso é realizado dentro da empresa. É um excelente momento de os participantes refletirem sobre as suas próprias atividades e explorarem a realidade da companhia onde trabalham.
Mensurar o retorno sobre as iniciativas de capacitação ainda é uma dificuldade muito grande para muitas empresas. Adequando o conteúdo e explorando o case da própria organização, os colaboradores terão um momento para refletir suas atividades e propor soluções. Nesses encontros os colaboradores poderão definir iniciativas e melhorias e, posteriormente, a empresa avaliará os resultados das soluções concebidas nos cursos.